terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que são underwriting e underwriter?

Hoje vamos falar de duas palavrinhas com origem na língua inglesa que, ao menos a princípio, parecem complicadas, mas não escondem nenhum grande segredo: underwriting e underwriter. Ambos os termos estão ligados ao processo de abertura de capital de uma empresa ao mercado (novamente em inglês, o famoso IPO, “initial public offering).

Underwriting significa “subscrição” e é exatamente o processo de lançamento de novas ações ao mercado em busca de interessados. Underwriting é o processo no qual os agentes que possuem recursos disponíveis demonstram desejo em adquirir ações da empresa que abre capital e subscrevem (demonstram formalmente o interesse) aquele papel. É uma operação que ocorre, portanto, no mercado primário. Não entendeu? Leia aqui opost “O básico da bolsa”

Mas a operação não é feita de forma direta. Ou seja, entre a empresa que abre capital (agente deficitário em busca de recursos para investir) e o público (agente superavitário que deseja aplicar recursos à procura de retorno) existe uma instituição (ou um pool de instituições) que promove o processo de subscrição. A esta instituição se dá o nome de underwriter. 

No Brasil, podem ser underwriter os bancos múltiplos, os bancos de investimento, as sociedades corretoras ou as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. 

Assim, underwriting é o processo, enquanto underwriter é o operador deste processo. 

Existem várias modalidades de underwriting. As duas mais conhecidas são underwriting de melhores esforços (best efforts) e underwriting firme (straight).

No underwriting de melhores esforços a instituição intermediadora (underwriter) se compromete a fazer o melhor para buscar interessados em investir nos papéis da empresa, mas o intermediário não assume qualquer compromisso caso as ações não encontrem boa acolhida junto ao público. Assim, os riscos são exclusivos da empresa emissora das ações, visto que esta não tem certeza de que atingirá o objetivo integral da captação de recursos para prover os investimentos planejados. 

No underwriting firme ocorre o contrário. Na contratação da operação, a instituição intermediadora (underwriter) assume o compromisso de subscrever todas as ações antes de revendê-las ao público, assumindo, desta forma, todos os riscos da operação. É evidente que no underwriting firme o underwriter recebe uma remuneração maior para aceitar o risco envolvido na operação.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença entre underwriting e sociedades corretoras de valores mobiliarios. Acredito que a primeira subscreva as ações e a segunda auxilie ou intermedeie a compra feita pelo acionista. Porem, na prova de um concurso(caixa 2010) existe uma questão que aponta as sociedades com subscreventes de ações no mercado. Este papel não seria da primeira(underwriting)?

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença entre IPO(OPA) e underwriting?? São a mesma coisa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, IPO significa a primeira oferta pública da empresa (abertura de capital), já o Ag. underw. é o intermediário para que a empresa consiga abrir o seu capital

      Excluir